quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Santo Chimichurri!

O Chimichurri é, segundo a Wikipedia, um molho à base de salsinhaalhocebolatomilhooréganopimenta vermelha moida, pimentãolouropimenta do reino negra, mostarda em pó, salsãovinagre e azeite de oliva. Eu já o conheço de longa data, e aqui em casa sempre compramos só o tempero de ervas, acrescentando o azeite se necessário. 
Eu acho um tempero "curinga" na cozinha, porque fica bom com TUDO! Com ou sem azeite esse temperinho faz milagres! Já coloquei aqui duas receitas que levam ele aqui e aqui
A origem do nome é controversa e nas várias versões prevalece a tradição oral, de difícil verificação. Alguns indicam sua origem em imigrantes ingleses ou prisioneiros decorrentes da invasão inglesa que deram início ao nome, dizendo "give me the curry" (dá-me o molho) ou adicionando o "tche" :"tche my curry" (tche meu molho). Cita-se ainda um comerciante inglês ou irlandea Jimmy Curry ou James C. ¡Hurra, inventou o molho, seu nome deu origem à palavra. Outra possibilidade é a versão que dá sua origem na palavra basca tximitxurri, que significa mistura. Cultura inútil, tudo pra adornar este post sobre meu querido Chimichurri!



Priscila, tche my curry!!!





Nenhum comentário: